Jonathan Rea no topo após testes Ibéricos

Jonathan Rea fechou testes com quase 1 segundo de vantagem

Dois dias de testes no novo asfalto de Jerez e logo de seguida mais uma dupla jornada no Autódromo Internacional do Algarve levaram a caravana do mundial de SBK de novo até ás pistas e ao trabalho. Em 2019 são 18 os pilotos permanentes na grelha do campeonato, mas na Andaluzia e Algarve a ausência mais notada foi mesmo a da formação oficial da Honda, agora sob a alçada dos italianos da Althea, sendo a moto construída em parceria com a Moriwaki e o HRC.

Novidades finalmente em pista foram as BMW de Tom Sykes e Markus Reiterberger, as Yamaha da equipa da GRT, com Melandri e Cortese ou as Panigale V4 entregues nas mãos dos pilotos oficiais, Chaz Davies e Alvaro Bautista, aos quais se juntam as privadas da Barni com Michael Ruben Rinaldi ou a da Goeleven com Eugene Laverty. Em Espanha quem liderou no final do primeiro dia foi Alex Lowes com a Yamaha, mas no segundo dia Jonathan Rea mesmo a testar muito material novo revelou-se o mais rápido a escassas oito milésimas de Stefan Bradl que rodou com a Honda RC 213V de MotoGP.

No regresso a Portimão Jonathan Rea e a Kawasaki procuraram acima de tudo evoluir a base de trabalho definida em Jerez de La Frontera e no final do segundo dia o campeão do mundo brindou Alex Lowes com quase um segundo, ficando para Alvaro Bautista, cada vez mais ‘encaixado’ na Panigale V4R, na terceira posição na frente do novo colega de equipa de Rea, o campeão 2018 do BSB, Leon Haslam.

Algumas equipas das Supersport estiveram igualmente na ‘montanha russa’ algarvia com Julez Cluzel, agora com as cores da formação da GMT 94, terminando na frente de Raffaele de Rosa e Lucas Mahias antes de nova viagem, agora com destino a Phillip Island onde começará o campeonato no final de Fevereiro.

Tempos 2º Dia AIA

  1. Jonathan Rea (Kawasaki Racing WorldSBK Team) 1’40.855
  2. Alex Lowes (Pata Yamaha WorldSBK Team) 1’41.814 +0.959
  3. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 1’41.934 +1.079
  4. Leon Haslam (Kawasaki Racing WorldSBK Team) 1’42.144 +1.289
  5. Michael van der Mark (Pata Yamaha WorldSBK Team) 1’42.191 +1.336
  6. Tom Sykes (BMW Motorrad WorldSBK Team) 1’42.246 +1.391
  7. Sandro Cortese (GRT Yamaha WorldSBK) 1’42.469 +1.614
  8. Marco Melandri (GRT Yamaha WorldSBK) 1’42.507 +1.652
  9. Toprak Razgatlioglu (Turkish Puccetti Racing) 1’42.537 +1.682
  10. Markus Reiterberger (BMW Motorrad WorldSBK Team) 1’43.146 +2.291
  11. Chaz Davies (Aruba.it Racing – Ducati) 1’43.361 +2.506
  12. Michael Ruben Rinaldi (BARNI Racing Team) 1’43.834 +2.979
  13. Eugene Laverty (Team Goeleven) 1’43.950 +3.095
  14. Alessandro Delbianco (Althea MIE Racing Team) 1’44.885 +4.030