Michelin e Enviro formalizam acordo para reciclagem

Michelin e Enviro associam-se para desenvolver uma inovadora tecnologia para transformar pneus usados em matérias primas.

Tanto para a indústria do pneu como para os consumidores, a reciclagem é uma preocupação de topo. A cada ano, cerca de mil milhões de pneus chegam ao final da sua vida. Graças a esta nova tecnologia para a respetiva reciclagem, os pneus usados dão vida a novas matérias primas de qualidade.

A Enviro, uma start-up sueca com 20 colaboradores, fundada em 2001, desenvolveu uma técnica para, através de um processo de pirólise*, modificar a composição química e física do material com que é fabricado o pneu, ao mesmo tempo que garante um consumo energético mínimo.

Esta inovadora tecnologia permite obter, a partir de pneus usados, produtos de alta qualidade, como carbono negro, óleo de pirólise, aço ou o gás. Materiais que podem ser reutilizados no ciclo de produção de diferentes sectores industriais.

Parceria prevista entre Michelin e Enviro baseia-se em quatro pilares:

    • Acordo de Desenvolvimento para promover a tecnologia de pirólise da Enviro em grande escala.
    • Michelin adquire uma participação de 20% do capital da Enviro, no valor de 32 526 262 SEK (cerca de 3 milhões de euros), o equivalente a 116 165 223 ações, o que torna a Michelin no acionista maioritário. O Grupo apoiará o desenvolvimento da Enviro através da sua representação na administração, que se espera seja proposta a votação dos acionistas. A subscrição da participação foi assinada a 15 de abril.
    • Projeto comum para construir uma fábrica destinada a industrializar a tecnologia. A localização da fábrica será confirmada em data posterior.
    • Acordo de Fornecimento conjunto entre Michelin e Enviro.

Esta parceria permitirá que ambas as empresas trabalhem em conjunto com o propósito de acelerar o progresso em matéria de reciclagem de pneus. A Michelin disponibilizará o seu conhecimento industrial para o projeto de construção da fábrica, assim como a sua experiência em termos de investigação e desenvolvimento e de produção. A Enviro disponibilizará a sua tecnologia de pirólise patenteada, a qual servirá para produzir materiais de alta qualidade. “A parceria que acabámos de assinar com a Enviro ajusta-se na perfeição à visão «Totalmente Sustentável» da Michelin. Depois da aquisição, em 2017, da Lehigh Technologies, especialista em borracha micronizada de alta tecnologia derivada de pneus reciclados, esta é mais uma prova do compromisso a longo prazo da Michelin para com a reciclagem e a mobilidade sustentável”, afirma Sonia Artinian-Fredou, Diretora do Negócio de Serviços e Soluções de Materiais de Alta Tecnologia do grupo Michelin.

*Esta tecnologia consiste na decomposição química de um composto orgânico a partir de um forte aumento da sua temperatura. O processo permite a extração de novos produtos que, inicialmente, não estavam incluídos no composto orgânico.