MotoGP – As novidades e onde ver o teste de Valência

A categoria MotoGP cumpre as derradeiras sessões em pista no teste de final de temporada em Valência. Aqui ficam as novidades e onde ver o teste.

teste
Aprilia RS-GP #88, foto publicada por Miguel Oliveira na sua página de Facebook

O palco da última corrida da temporada 2022, o circuito Ricardo Tormo em Valência, será também o local onde pilotos e equipas de MotoGP preparam a temporada 2023. Este teste final permitirá aos pilotos testarem diversas novidades, incluindo Miguel Oliveira, que, como aqui já lhe mostrámos, estará pela primeira vez aos comandos da Aprilia RS-GP da equipa RNF Aprilia.

O piloto português será um dos muitos que muda de equipa. Miguel Oliveira, depois de vários anos ligado à KTM nas categorias Moto3, Moto2 e ainda os últimos quatro anos em MotoGP, iniciará amanhã uma nova vida na categoria rainha, regressando aos comandos de uma Aprilia, moto que já pilotou, mas na extinta categoria 125 cc do Mundial de Velocidade. Infelizmente o piloto luso não deverá tecer grandes comentários sobre a sua estreia neste teste que se realizará terça-feira 8 de novembro, pois continua, até final do ano, sob contrato da KTM.

Este teste de final de temporada e preparação de 2023 de MotoGP vai permitir também que muitos outros pilotos testem com as novas equipas, para além dos fabricantes conseguirem algumas horas de pista para rodar com os seus protótipos que servem de base para a próxima temporada.

teste
Maverick Viñales mostra os equipamentos que vai usar no teste de MotoGP em Valência

Na Aprilia Racing, Aleix Espargaró e Maverick Viñales, depois de uma corrida valenciana onde abandonaram por problemas técnicos na RS-GP, vão tentar deixar para trás este final de temporada abaixo do esperado. Refira-se que a Aprilia Racing perdeu o segundo lugar na classificação das equipas de MotoGP para a Red Bull KTM Factory, e Aleix Espargaró perdeu também o terceiro posto na classificação de pilotos para Enea Bastianini.

A equipa de fábrica da Aprilia continua com a mesma dupla de pilotos, mas em 2023, como bem sabemos, a marca de Noale vai ter em pista mais duas motos entregues à equipa RNF Aprilia, que agora tem novo proprietário e patrocinador, a empresa romena CryptoData. Será nesta equipa, sob liderança do malaio Razlan Razali, que vamos ver Miguel Oliveira e também Raul Fernadez. Os dois pilotos fazem a sua estreia neste teste de Valência.

Na Ducati, a equipa de fábrica, ainda a celebrar o triplete de MotoGP – títulos de piloto, equipas e construtor – vai permitir ao novo campeão Francesco Bagnaia e o seu novo companheiro de equipa, Enea Bastianini, rodarem com a Desmosedici GP já com novidades para 2023.

A equipa satélite Pramac mantém-se inalterada com os pilotos Jorge Martin e Johann Zarco, tal como a Mooney VR46 com Marco Bezzecchi e Luca Marini. Já a Gresini Racing dá as boas-vindas ao espanhol Alex Márquez, que será companheiro de equipa do italiano Fabio di Giannantonio.

teste
Michele Pirro, piloto de testes da Ducati em MotoGP, dá as boas-vindas a Enea Bastianini na Ducati Lenovo Team

Seguimos com a Honda, a equipa de fábrica Respol Honda conta agora com um Marc Márquez em plena forma física, conforme garantiu o espanhol no final da corrida em Valência no passado domingo, que abandonou devido a queda quando lutava pelo pódio. Ao lado do oito vezes campeão do mundo estará um também campeão, Joan Mir, que chega da Suzuki Ecstar, equipa que abandonou o MotoGP após a corrida do passado fim de semana, e logo com uma vitória de Alex Rins.

O vencedor do GP de Valência estará também aos comandos de uma Honda RC213V, com Rins a estrear-se no teste inserido na equipa LCR Honda, ao lado do japonês Takaaki Nakagami, que se manterá na formação de Lucio Cecchinello.

Na KTM, a novidade maior é a chegada de Jack Miller para o lugar que era até agora de Miguel Oliveira. O sempre irreverente e rápido australiano regressa à família KTM, com a qual esteve em Moto3 antes de saltar diretamente para o MotoGP. Miller será o novo companheiro de Brad Binder, com os dois pilotos a poderem testar mais novidades que a marca austríaca desenvolveu para tornar a RC16 numa moto mais consistente.

Na GasGas Factory, que na realidade é uma KTM RC16 com cores diferentes, as duas motos preparadas pela Tech3 de Hervé Poncharal estarão confiadas a Pol Espargaró, que regressa ao grupo KTM depois de algum tempo na Repsol Honda, e ainda ao único “rookie” de MotoGP 2023, o campeão de Moto2, Augusto Fernandez.

Alex Márquez já sentado aos comandos da Ducati da Gresini Racing

Por último temos a Yamaha. Na Monster Energy Yamaha, depois da desilusão de perderem o título na última corrida, tanto Fabio Quartararo como Franco Morbidelli vão manter-se aos comandos das M1 preparadas em Iwata. A Yamaha tem um longo caminho para percorrer se quiser recuperar o título da categoria rainha, e tanto Quartararo como Morbidelli esperam que, finalmente, a equipa japonesa consiga dar o salto em termos de performance do motor.

Diga-se que, de acordo com o programa de testes já conhecido, a Yamaha tem para a próxima temporada um total de quatro motores diferentes para testar. Este teste em Valência será por isso absolutamente vital para os pilotos da marca começarem a selecionar as opções mais válidas para que durante a pausa de inverno os engenheiros japoneses continuem a trabalhar.

Agora que falámos das novidades de pilotos e equipas, será possível ver em direto na TV o dia de testes de MotoGP em Valência?

A resposta mais curta e simples é sim! A Sport TV vai transmitir por completo o dia de testes no circuito Ricardo Tormo no dia 8 de novembro. De acordo com a programação oficial, a transmissão começa pelas 8H20 e durará até às 12H30, seguindo-se uma pausa de almoço, e retomará a transmissão pelas 13H30 e o final será às 16H40.

Para todos aqueles que não têm Sport TV, a boa notícia é que o teste será também transmitido em MotoGP.com, com comentários e análises diversas em direto do circuito valenciano.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto tudo o que acontece em MotoGP, com especial destaque para as prestações de Miguel Oliveira. A não perder!