A Suzuki da equipa Yoshimura SERT Motul ficou à frente da formação Webike SRC Kawasaki France Trickstar e da equipa BMW Motorrad World Endurance Team nas 24 horas de Le Mans.
Após 819 voltas na liderança para um total de 855, a equipa Yoshimura SERT Motul conquistou uma vitória soberba naquela que foi a 44ª edição das 24 horas de Le Mans, a prova de abertura do Campeonato Mundial de Resistência de 2021.
A Suzuki de fábrica, pilotada por Gregg Black, Xavier Simeon e Sylvain Guintoli terminou 8 voltas à frente de Jérémy Guarnoni, Erwan Nigon e David Checa, da Webike SRC Kawasaki France Trickstar, que teve alguns problemas com os travões no início da corrida.
A BMW Motorrad World Endurance Team teve também dificuldades, mas terminou em 3º lugar, a 13 voltas do líder. Depois de uma queda no início da corrida, Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Javier Forés tiveram de rodar a toda a velocidade para conseguirem alcançar o pódio.
Para a equipa Bolliger Team Switzerland, o 4º lugar seria tão bom quanto uma vitória. Porém, no final das verificações técnicas pós-corrida, a equipa privada da Kawasaki que acaba de ser assumida por Kevin Bolliger, filho do fundador, viria a ser desclassificada por inconformidades na capcidade do depósito de combustível. A equipa que, com um 19º na grelha de partida e um alinhamento de pilotos totalmente novo, Jan Bühn, Jesper Pellijeff e Ondřej Ježek fizeram uma corrida de 24 horas impecável para terminar muito perto de um lugar no pódio. Todavia, a ficarem de fora da classificação final por incumprirem na regulamentação técnica.
Superstock muito competitivas
As equipas da classe Superstock contribuíram substancialmente para a emoção das 24 de Le Mans, com a primeira moto Superstock a colocar-se no 4º lugar final, depois da desclassificação da equipa de Kevin Bolliger.
A National Motos, a primeira Honda da classificação e vencedora do EWC Dunlop Independent Trophy, venceu na classe Superstock com os pilotos Stéphane Egéa, Guillaume Antiga e Kevin Trueb.
A National Motos evitou ataques da Kawasaki da BMRT 3D Maxxess Nevers (Anthony Loiseau, Jonathan Hardt e Julien Pilot), que se colocou logo atrás no 5º lugar à geral. A Suzuki da formação No Limits Motor Team (Luca Scassa, Alexis Masbou e Kevin Calia) também brilhou nas Superstock com o 3º lugar do pódio da classe e obteve a 6ª posição da geral.
O próximo encontro da FIM EWC é em Portugal, com as 12 Horas do Estoril, a 2ª corrida da temporada. Será no sábado, dia 17 de julho.
Saiba mais em www.fimewc.com
Classificação final:
Outros artigos: