Primeiras imagens da MV Agusta Moto2

Depois de mais de quatro décadas de jejum, a MV Agusta regressará aos grandes prémios no próximo ano, na categoria de Moto2.

MV Agusta Moto2

São ainda imagens geradas por computador, mas estas primeiras fotos da Moto2 da MV Agusta servem para abrir o apetite. A marca italiana vai regressar ao Mundial de Velocidade no próximo ano, depois de uma ausência de mais de quatro décadas.

As motos serão entregues à equipa Forward Racing, que este ano está a utilizar as Suter pilotadas por Eric Granado e Stefano Manzi.

Não há dados ainda sobre o chassis, mas pelas imagens mantém a treliça tubular das suas actuais desportivas. Os testes dinâmicos do protótipo têm início previsto para Julho.

A MV Agusta regressa aos grandes prémios 42 anos depois de ter deixado esta competição. Durante os seus anos de participação no Mundial, entre 1949 e 1976, a MV Agusta tornou-se muito bem sucedida. Conquistou 37 títulos de construtores e 38 de pilotos em quatro classes diferentes.

A última vitória foi conseguida por Giacomo Agostini no GP da Alemanha, em Nurburgring, a 29 de Agosto de 1976.MV Agusta Moto2

O regresso de uma marca história

A marca fundada em 1945 pelo Conde Giovanni Agusta fechou em 1980. Foi comprada pela Cagiva dos irmãos Castiglioni em 1991, em 1997 era lançada a primeira MV Agusta da era moderna. A marca italiana regressou às competições em 2004 apoiando o importador alemão na participação com uma F4 1000 no IDM, o campeonato alemão. Conquistou a sua primeira vitória desde 1976, pelas mãos de Jörg Teuchert.

Nos anos seguintes houve várias participações das motos italianas em vários campeonatos (Luca Scassa venceu mesmo o campeonato de Superstock em 2006), mas o regresso oficial da fábrica às corridas só aconteceu em 2014, com a participação da MV Agusta Reparto Corse nos mundiais de Supersport e Superbike.

Agora será o regresso ao Mundial de Velocidade, na categoria de Moto2.

Forward Racing desde 2010

A Forward Racing foi originada depois do abandono na Kawasaki nos grandes prémios, aproveitando assim alguns recursos humanos e materiais que já estavam no paddock. Chefiada por Giovanni Cuzari, a equipa iniciou-se em Moto2 em 2010, no ano de estreia desta categoria. Ao longo dos anos a equipa usou várias motos. Começou com a Suter, mudou para a FTR a meio de 2012 e em 2013 mudou para a Speed Up; em 2014 usou o seu próprio chassis Forward KLX (que na verdade eram Kalex alterados) e de 2015 a 2017 usou Kalex, para voltar à Suter este ano. Os melhores resultados no campeonato foram conseguidos por Jules Cluzel (7.º em 2010) e Simone Corsi (7.º em 2014).

A equipa também esteve presente em MotoGP, entre 2012 e 2015, primeiro com FTR-Kawasaki e depois com Yamaha M1 (tendo usado quadros Yamaha, FTR e Harris).

Mas em 2015 Giovanni Cuzari foi detido na Suíça por suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão fiscal. No final desse ano a Foward Racing deixou de estar presente em MotoGP e concentrou-se apenas nas Moto2.

Agora as Moto2 entram numa era, com a saída da Honda como fornecedora de motores e a chegada da Triumph. Uma nova era que fica marcada também pelo regresso da Mv Agusta.