Teste – Capacete Nolan N100-5

O Nolan N100 -5, é um capacete modular pensado para os motociclistas que fazem muitos quilómetros e, em longas viagens, querem a excelência e o conforto.

Nolan n100

Texto: Domingos Janeiro

Há capacetes que parecem ser feitos apenas para cumprirem a função de serem usados porque são obrigatórios e depois há capacetes, em que se nota, claramente, que foram desenvolvidos e pensados por quem realmente é conhecedor. Esse é o caso deste Nolan N100-5, em que se nota a influência, no processo de desenvolvimento, de pessoas que fazem muitos quilómetros de moto e que nas suas longas viagens, conseguem identificar o que deve ou não constar e figurar num capacete modular.

Simples mas moderno

Com um design simples mas moderno e actual, destaca-se pelas características técnicas e pela grande variedade de cores disponíveis, na qual constam cinco versões decoradas e mais duas sólidas. Este modelo apresenta dimensões compactas e está disponível em dois tamanhos distintos de calota, que permite manter um peso contido em todos os tamanhos.
É dos modelos mais técnicos existentes no mercado, devido a pormenores como a queixeira com trajectória elíptica que reduz drasticamente o efeito de “vela”. Na prática este sistema permite que ao abrir a queixeira encoste ao topo do capacete conseguindo um efeito mais aerodinâmico, reduzido drasticamente (em relação ao que é comum nos capacetes modelares) a pressão do vento na cabeça, reduzindo substancialmente a fadiga.
A pensar na segurança, o N100-5 apresenta dupla homologação, de capacete integral e jet, graças à tranca colocada no lado esquerdo (P/J). No que diz respeito às viseiras, a exterior é ampla e sem qualquer deformação e está preparada para receber o sistema de PinLock. O único reparo é a ausência da possibilidade de abrir a viseira o suficiente para ajudar a desembaciar o interior quando não tem PinLock. O mínimo que abre, deixa entrar muito vento para os olhos, causando desconforto.

Nolan N100 -5 com dupla viseira

A viseira interior escurecida está bem dimensionada e também sem qualquer deformação, proporcionando uma visão clara. O sistema de abertura da viseira faz-se através de um botão que permite seleccionar a posição da viseira e outro botão que permite recolher de forma automática a viseira interior. Um sistema realmente muito prático. No que diz respeito a ventilação, apresenta um sistema cuidado e pensado, mas aqui, o único reparo vai mesmo para a dimensão (pequena) das condutas de entrada de ar (colocadas no topo da cabeça), que poderiam ser ligeiramente aumentadas para permitir a entrada de um maior fluxo de ar. Também a entrada de ar colocada no queixo pode ser melhorado. O interior apresenta um encaixe perfeito na cabeça, com o forro a mostrar-se muito confortável, com a possibilidade de ajuste docolar envolvente para limitar a entrada de ar para o seu interior, principalmente nos dias mais frios. A abertura da queixeira está colocada bem no centro e requer que se pressionem dois botões por questões de segurança. O N100-5 está preparado para montar o sistema de comunicação da Nolan, o N-COM, de forma rápida e muito fácil. Faz notar um pouco o peso, sem causar fadiga e o ruído que deixa entrar para o seu interior é menor do que habitualmente temos nos restantes modelares. Depois de mais de 1500km feitos com este modelo, podemos afirmar sem qualquer receio que é um dos melhores capacetes modelares que figuram, actualmente, no mercado.

CARACTERÍSTICAS

– Viseira exterior ampla e com PinLock
– Viseira interior escura, ajustável em quatro posições
– Forro interior muito confortável, fabricada em espuma de dupla densidade
– Sistema de ventilação AirBooster
– Colar removível e ajustável
– Condutas de entrada de ar na frente e extracção traseira
– Rotação da queixeira com trajectória elíptica
– Compatível com sistema de comunicação N-COM
– Importador: New Golden Bat