Teste – CFMoto 800 NK, uma naked irrequieta

A CF Moto entra com no segmento competitivo das naked desportivas trazendo fortes argumentos com a 800 NK que nos deixou impressionados.

O segmento das naked desportivas está recheado de propostas, de diferente cilindrada e potência, número de cilindros e, claro, preço. A CFMoto já tinha no seu catálogo a monocilíndrica 300NK e a bicilíndrica 650NK (ambas alvo dum trabalho na Motojornal n.º 1555). A estas juntou-se recentemente a 800NK, com motor de dois cilindros paralelos, já conhecido das trail 800 MT (contacto na Motojornal n.º 1563).

Porém, na 800NK a eletrónica é um pouco diferente, e que lhe dá um carácter mais rebelde. Isto associado a um escape com uma sonoridade incrível faz logo com que os pelos se ericem e fiquemos com ‘pele de galinha’, e ainda nem sequer rodámos os primeiros metros com esta naked de estática agressiva mas harmoniosa, que transmite boas sensações mesmo estando parada.

DESTAQUES 
Preço: 8.790 €
Cilindrada: 799 cc
Potência: 95,1 cv
Binário: 81 Nm
Peso a cheio: 189 kg

CF Moto 800 NK, estático com pessoa

Sensações essas que se multiplicam em andamento. Na 800 NK o motor de dois cilindros paralelos de 799 cc oferece um pouco mais de potência relativamente à trail 800 MT, 95 cv em vez em vez de 91, e um pouco mais acima, às 9500 rpm em vez de 9250, e também um pouco mais de binário (81 Nm/8000 rpm em vez de 75 Nm/8000 rpm), mas não é isso que faz a diferença: é a entrega e a resposta pronta ao acelerador.

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A posição de condução é bastante confortável para uma naked desportiva, com o tronco quase vertical, pernas fletidas a cerca de 90º e as mãos a pousar naturalmente no guiador, cuja altura a largura nos dá uma grande sensação de controlo.

À nossa frente está o mesmo ecrã TFT colorido de 8 polegadas usado na CFMoto 800 MT Explore, mas colocado numa posição vertical. Esteticamente fica um pouco estranho e deslocado, mas é o preço a pagar para ter toda aquela informação e conectividade com o telefone, especialmente ao usar as apps Apple CarPlay e CarbitLink (navegação), com controlos nos botões do punho esquerdo; o ecrã táctil deixa de funcionar a partir de uma velocidade pré-configurada (no máximo 30 km/h).

Com a app CFMoto Ride temos ainda mais funcionalidade, como informações da moto e sua utilização, e ainda um útil aviso de segurança: se alguém mexer na moto, somos automaticamente avisados através duma notificação no telefone, podendo confirmar a localização da moto. Para além disso, no nosso caso salvou-nos dum imprevisto: a bateria da chave sem contacto ‘morreu’ e não conseguíamos ligar a moto. Dos serviços técnicos da CFMoto Portugal fomos instruídos a usar a app CFMoto Ride para bloquear e desbloquear a moto.

A partir daí, bastava aproximar-nos da 800 NK com o telefone no bolso, e ela ligava-se automaticamente, o que dá um grande jeito quando a garagem está às escuras.
De cada um dos lados do TFT, embutidas no forro do guiador, há uma luz indicadora com várias funções, incluíndo a utilização dos piscas e o avisador de passagem de caixa (a rotação a que este surge é configurável), entre outras.

 CF Moto 800 NK, em movimento

Ao contrário da CFMoto 800 MT Explore, a 800 NK não tem o sistema de radar e de aviso de veículo no ângulo morto, nem o ABS em curva. Mas tem quick shift e cruise control.

E apesar de ser o mesmo motor, o quick shift parece funcionar melhor do que na 800 MT Explore (talvez por causa da eletrónica?), e faz com que conduzir a 800 NK seja ainda mais entusiasmante. O motor tem uma pronta resposta ao acelerador, a sonoridade que acompanha a aceleração é deliciosa, e a ciclística é a condizer. Com a 800 NK a CFMoto traz para cima da mesa uma naked capaz de conquistar o coração daqueles que tiverem a oportunidade de a experimentar.

As suspensões KYB são ajustáveis e desempenham muito bem o seu papel de contribuir para um excelente comportamento dinâmico, sem comprometer o conforto. Lidam bem com as irregularidades, garantindo uma boa estabilidade e sensação de segurança. Isso faz com que a CFMoto 800 NK se torne numa máquina de devorar curvas a torto e a direito.

CF Moto 800 NK em curva

O punho direito faz-nos catapultar de curva para curva, com sistema de travagem da J. Juan a assegurar um desempenho à altura das prestações da irrequieta naked. O quick shift assegura passagens de caixa rápidas, para cima e para baixo, explorando muito bem toda a entrega do bicilíndrico.

Mas apesar de toda a irreverência, e de gostar de esticar as pernas, a CFMoto 800 NK não se dá nada mal no trânsito urbano, apesar de ser aí que mais sente alguma ‘aspereza’ no seu funcionamento. Os consumos rondaram os 5,5 litros por cada 100 km.

Há três modos de condução à disposição, facilmente alternáveis através dos botões do punho esquerdo, Sport, Street e Rain – cada vez que selecionamos um diferente, os tais LED no guiador confirmam a sua ativação -, que alteram a resposta ao acelerador eletrónico ‘ride by wire’.

Proposta por 8790 €, a CFMoto oferece uma boa relação preço/qualidade/sensações e vem complicar mais a escolha num segmento que tem cada vez mais e melhores propostas, ao mesmo tempo que coloca a sua própria fasquia bem alta.

Texto: Vitor Martins
Fotos: Pedro Lopes

Ficha técnica

Preço: 8790 €
Motor: 2 cilindros paralelos, 4T, refrigeração por líquido
Distribuição: dohc, 4 válvulas por cilindro
Diâmetro x curso: 88 x 65,7 mm
Cilindrada: 799 cc
Potência máxima: 95,2 cv/9500 rpm
Binário máximo: 81 Nm/8000 rpm
Embraiagem: multidisco em banho de óleo, deslizante
Caixa: 6 velocidades
Transmissão final: por corrente
Quadro: tubular
Suspensão dianteira: forquilha telescópica KYB, Ø n.d., curso de 130 mm
Suspensão traseira: mono-amortecedor KYB ajustável, curso de 130 mm
Travão dianteiro: 2 discos de Ø320 mm, pinça J.Juan de 4 êmbolos de montagem radial
Travão traseiro: disco J.Juan de Ø260 mm, pinça de 2 êmbolos, ABS
Pneu dianteiro: 110/60 x 17″
Pneu traseiro: 180/55 x 17″
Comprimento máx.: 2132 mm
Largura máx.: 810 mm
Altura do assento: 800 mm
Distância entre eixos: 1468 mm
Capacidade do depósito: 15 litros
Peso (em ordem de marcha): 189 kg
Importador: CFPT – Veículos e Acessórios, S.A.

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