Autódromo Internacional do Algarve alcança novos máximos globais, ao término de mais um ano marcado por uma ocupação intensa das suas instalações. Encerra o ano de 2023 com números recorde em atividade e visitantes, com um amplo programa de corridas realizadas no seu complexo ao longo dos últimos 12 meses.
Juntamente com as competições realizadas no Kartódromo Internacional do Algarve, o complexo reafirma a sua importância não apenas como meio de promoção do Algarve e de Portugal a nível mundial, mas também pela sua relevância para a economia regional e nacional, impulsionada pelo elevado número de visitantes estrangeiros que assistiram às provas ao vivo, no Autódromo Internacional do Algarve.
Com competições de vários escalões nas duas e quatro rodas, o Autódromo Internacional do Algarve teve no arranque do campeonato do mundo MotoGP o seu evento principal do ano, gerando quase 80 milhões de euros em retorno económico direto para o país e um impacto mediático superior a 200 milhões de euros. Com mais de 123 mil espectadores nas bancadas ao longo do fim de semana, este foi o evento de maior afluência no circuito, ao lado do Mundial Superbike realizado em outubro, que atraiu mais de 40 mil espectadores ao circuito.
Leia também – FIM JuniorGP confirmado em 2024 no Autódromo Internacional do Algarve
“Os eventos que recebemos ao longo do ano foram mais uma vez avaliados muito positivamenter por parte dos promotores e novamente foram ‘alavanca’ preponderante para a economia da região, do Algarve e também de Portugal, com destaque óbvio para o MotoGP que atingiu cifras recordistas de acordo com o estudo realizado e que mais uma vez comprovou que o Autódromo Internacional do Algarve é um importante activo económico do país e um veículo de promoção do Algarve e do país.” reforça Paulo Pinheiro, o CEO da Parkalgar.
Racing School
Com significativa relevância na atividade e popularidade do Autódromo Internacional do Algarve, a Racing School viveu mais um ano pleno de atividades em 2023, encerrando o ano com números recorde em comparação com 2022. Quase 5000 pessoas participaram na Racing School, totalizando 2687 experiências e mais de 500 cursos realizados. A equipa da Racing School concebeu e executou 103 eventos corporativos, com seus veículos percorrendo quase 11.000 voltas à pista, totalizando mais de 49.500 quilómetros.
Além desses números impressionantes, a Racing School do Autódromo Internacional do Algarve também organizou 3 “track days” e outros 3 cursos Moto, todos estreitamente ligados à Yamaha. Os instrutores de condução automóvel assumiram a responsabilidade de serem os condutores do Safety Car em várias competições ao longo de 18 dias em 2023.
Marcas como BMW, McLaren, Michelin, Mercedes, Bimby e Repsol, entre muitas outras, escolheram o Autódromo Internacional do Algarve para realizar eventos destinados aos seus colaboradores e clientes. Destaque especial para a marca francesa de pneus, que passou mais de 40 dias no Algarve no final do Verão, juntamente com 4000 convidados, explorando não apenas o circuito, mas também toda a região e suas ofertas turísticas.
Visitas ilustres do Autódromo Internacional do Algarve
Na longa lista de ‘ilustres’ que passaram pelo Autódromo Internacional do Algarve em 2023 encontramos nomes como os de Valentino Rossi ou Max Verstappen, o primeiro nove vezes campeão do mundo de motociclismo e o segundo tri-campeão do mundo de Fórmula 1 que esteve neste mesmo de Dezembro durante dois dias em pista a preparar a sua equipa de GT’s ao volante de vários carros. Mas em 2023 foram muitos mais aqueles que descobriram ou regressaram ao desafio que é cumprir uma volta rápida no Autódromo Internacional do Algarve, como Juan-Pablo Montoya, Nelson Piquet Júnior, António Félix da Costa, Mick Schumacher, Nicolas Lapierre, Toprak Razgatlioglu, Franco Morbidelli, Lando Norris, Lance Stroll e muitos outros que escolheram as 15 curvas do circuito como cenário para testar e preparar os seus desafios desportivos.
Leia também – MotoGP em Estilo: VIP Suites no Autódromo Internacional do Algarve
Mas além dos pilotos também marcas e equipas testaram no Autódromo Internacional do Algarve, trazendo até ao sul de Portugal tanto os seus veículos de competição como os modelos de produção. Equipas de Fórmula 1 como a Alpine, Alpha Tauri ou Mclaren aqui deram continuidade ao desenvolvimento dos seus monolugares, o mesmo se passando com os vencedores das 24 Horas de Le Mans, a Ferrari, que realizou o seu derradeiro teste antes da prova gaulesa no Autódromo Internacional do Algarve, à semelhança do que fizeram a Peugeot e a própria Porsche que além da equipa do WEC trouxe igualmente ao Algarve a Porsche Experience para um mês de intensa actividade com clientes de todo o mundo num evento que colocou em pista mais de uma centena de veículos. Entre os múltiplos eventos realizados no circuito junto a Portimão também a BMW voltou a escolher o AIA para revelar aos jornalistas os seus modelos.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a para de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!