A praia da Areia Branca na Lourinhã vai receber no próximo fim-de-semana, entre 6 e 8 de maio, a primeira etapa do campeonato do Mundo de Freeride deste ano, o que significa o regresso da prova, depois de dois anos de interrupção devido à Covid-19. Trata-se de uma competição de Jet Ski, com manobras sempre muito arrojadas e espetaculares sobre as ondas e, claro está, com embarcações e motores de nomes bem conhecidos do mundo das duas rodas.
Para quem precisa de uma sugestão de roteiro para o próximo fim-de-semana, aqui está um bom motivo para ir de moto até à Lourinhã e disfrutar de uma competição cheia de adrenalina, mas desta vez no mar. Saiba que, em 2019, esta etapa portuguesa do campeonato do Mundo de Freeride foi considerada a melhor do calendário internacional.
Freeride World Championship
A competição vai determinar ainda o piloto campeão europeu, uma vez que o vencedor na Europa é apurado numa prova única. No que respeita a participantes, o destaque vai para o australiano Joel Barry, atual campeão do mundo, e para o mexicano Abraham Hochstrasser, vice-campeão mundial. Além disso, a etapa portuguesa contará com pilotos vindos do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Espanha, França e Inglaterra.
A organização conta com cerca de 20 participantes em competição, um número ligeiramente abaixo do habitual devido ao facto da atual conjuntura – Covid 19 e guerra na Ucrânia – ter provocado um aumento dos custos logísticos.
As inscrições podem ser feitas podem ser feitas até sexta-feira, 6 de maio, o que até pode significar uma presença de pilotos em número superior ao estimado.
Esta etapa portuguesa conta com a parceria da Câmara Municipal da Lourinhã, Yamaha, BP, Meganuncius, WCM, ADLC e Oceanic Soul. Em 2022, o circuito mundial vai ter apenas três etapas. A primeira será no início de maio na praia da Areia Branca.
A competição segue depois para França, com a praia de Biscarrosse (Golfo da Biscaia) a receber os pilotos. Por último, o campeonato do mundo termina nos Estados Unidos, na praia Grayland (Washington).
Existe ainda a possibilidade de se realizarem em 2022 provas posteriores no Brasil ou no México, mas sem impacto nas contas do Mundial. No passado mês de abril, houve uma prova na Austrália onde participaram alguns nomes que participam no campeonato do Mundo e que serviu de aferição da condição de pilotos e máquinas.
Saiba mais sobre este evento na página oficial de Facebook do Freeride Portugal.
Continue a acompanhar-nos aqui em motojornal.pt.