Numa recente convenção com os distribuidores mundiais a Pierer Mobility mostrou como os planos de futuro da Husqvarna incluem modelos eléctricos.
O ‘power point’ que um participante revelou nas redes sociais mostra dois modelos eléctricos Husqvarna; da scooter já circulavam rumores há algum tempo, mas da E-Pilen é a primeira vez que se ouve falar.
A scooter Husqvarna com propulsão eléctrica, com 4 kW, tem lançamento previsto já para 2021. É bem provável que a e-scooter use o motor e tecnologia que a Bajaj desenvolveu para a sua Chetak, cuja comercialização começou este ano.
Quanto à E-Pilen, chegará em 2022, com motores de 4 e 10 kW e com um ‘sistema modular de baterias’; isto significará que estas serão intercambiáveis – por outras de diferentes capacidades -, ou apenas desmontáveis para carregar em casa.
Índia com medidas mais restritivas
O grupo austríaco por pioneiro na aposta nas motos eléctricas com o lançamento da Freeride E em 2014, mas depois o entusiasmo parece ter arrefecido. Entretanto, a Gas Gas – que pertence também ao universo KTM – desenvolveu uma moto de trial eléctrica; Husqvarna e KTM terão mais bicicletas eléctricas, e em breve lançará a scooter e a E-Pilen.
A Pierer Mobility AG (de Stefan Pierer, CEO da KTM) é a co-proprietária, com a Bajaj Auto Limited International Holdings B.V., da KTM AG, que por sua vez detém a Husqvarna Motorcycles GmbH.
Na Índia os construtores trabalham a todo o vapor no desenvolvimento de novos modelos eléctricos, uma vez que novas regras mais restritivas entrarão em vigor breve; em 2023 apenas será permitida a venda de triciclos eléctricos, e dois anos depois será proibida e venda de motos com motor de combustão interna com menos de 150 cc, a favor de modelos eléctricos.