Mundial de SBK: afinal Rea estava magoado

Pela primeira vez em três anos Jonathan Rea não é o líder do Mundial de Superbike. A explicação pode estar no facto de ter sido operado 'secretamente' três semanas antes de Phillip Island.

Jonathan Rea Phillip Island
Com Gregório Lavilla no pit lane de Pihillip Island, vê-se apenas uma pequena ferida no anelar direito

Os resultados mais ‘modestos’ do que o esperado de Jonathan Rea em Phillip Island parecem justificados. Afinal o Campeão do Mundo de Superbike estava ainda a recuperar de uma cirurgia aos dedos da mão direita, depois de uma queda quando treinava motocross.

O facto é revelado pelo site oficial do campeonato, depois do piloto irlandês ter agradecido no Instagram aos médicos que o operaram.

Jonathan Rea foi operado em Barcelona no dia 4 de Fevereiro, três semanas antes da primeira ronda do campeonato na Austrália. Teve depois um periodo de recuperação de 10 dias, e mesmo já em Phillip Island – quer durante os testes, quer durante o fim-de-semana de corridas -, teve que ir diariamente à Clinica Mobile para tratamento.

Jonathan Rea preferiu guardar segredo

A lesão do Campeão do Mundo passou despercebida porque o piloto da Kawasaki e a sua equipa preferiram não divulgar o assunto. Ainda por cima, Rea tinha apenas uma pequena ferida no dedo anelar direito, facilmente coberta por um penso, como se pode ver nas fotos do fim-de-semana. E feridas nos dedos é algo comum entre os pilotos, pelo que ninguém se apercebeu.

No fim-de-semana de Phillip Island o defensor do título teve que lutar contra a dor, tendo terminado as duas mangas em 5.º e 2.º, respectivamente. É o terceiro classificado do campeonato, atrás de Marco Melandri e Tom Sykes. Está a 19 pontos do líder.

Esta é a primeira vez desde Fevereiro de 2015 que Jonathan Rea não é o líder do Mundial de Superbike.

A próxima prova do Mundial de Superbike é de 23 a 25 de Março, na Tailândia.