Mundial de Superbikes: duelo Kawasaki vs. Ducati ao rubro!

Depois da jornada inaugural realizada no traçado de Philip Island, Austrália, onde Marco Melandri dominou ambas as corridas com a Ducati Panigale R, o Mundial de SBK rumou no último fim-de-semana até ao circuito de Buriram, na Tailândia. No entanto, nem tudo foi fácil para a equipa de Bolonha.

A Ducati saiu bastante satisfeita da Austrália, com Marco Melandri a ter conseguido superar a equipa da Kawasaki nas duas corridas realizadas em Philip Island. A Kawasaki no entanto preparou o ataque da melhor forma – uma vez que houve um espaço de cerca de um mês entre as duas corridas – e a verdade é que Jonathan Rea aos comandos da Kawasaki ZX-10RR esteve bastante inspirado ao longo de todo o fim-de-semana, ao vencer a primeira corrida, se bem que com o espanhol Xavi Fores da Barni Racing Team a cortar a meta a apenas 1.550 do líder.

Apesar da vitória na segunda corrida, a Ducati sabe que tem na Kawasaki uma grande adversária.

A fechar o pódio da primeira corrida ficou outra Ducati Panigale R, a da Aruba.it Racing, de Chaz Davies que referiu que “Começar a terceira fila foi bastante difícil. Tentei ser paciente e deixei a corrida seguir. Fiz algumas ultrapassagens, mas como alinhei com um componente diferente no pneu da frente, senti que estava a descobrir a moto, volta após volta, o que me obrigou a rodar mais lentamente.” Na 4ª posição ficou a Honda CBR 1000RR de Leon Camier e atrás deste a Yamaha YZF R1 de Loews, com a outra Kawasaki a levar Skyes ao 6º posto.

Chaz Davies vence

Já na segunda corrida, Davies mostrou-se superior à concorrência, vencendo a prova com 2.185s de vantagem face ao holandês van der Mark na Yamaha. O companheiro de equipa deste último, Loews, fechou o pódio, mostrando que o Mundial de Superbikes continua bastante competitivo. Jonathan Rea, que tinha vencido a corrida no dia anterior teve que se contentar com o 4º lugar., apesar de nesta altura se encontrar na liderança do campeonato com 69 pontos, face aos 67 de Marco Melandri e 60 de Xavi Flores. Chaz Davies disse no final desta corrida que “A Panigale R esteve a trabalhar bastante bem, encontrámos um pouco mais de consistência e consegui adaptar-me à moto. O nosso conjunto é competitivo e na Europa irei começar do zero.” Quanto aos construtores a Ducati lidera o topo da classificação com 95 pontos, contra os 78 da Kawasaki e os 52 da Yamaha.

A próxima etapa do Campeonato será disputada já em território Europeu, nomeadamente em Aragão, Espanha entre os dias 13 e 15 de Abril.