Ola Stenegard, a contratação bomba da Indian

Depois de 15 anos na BMW Motorrad, o designer vai ingressar na Indian como chefe de design de novos produtos

No final da semana passada Ola Stenegard anunciava na sua conta de Facebook que passava a ser Director de Design de Produto da Indian Motorcycle. Já há alguns meses que se sabia da iminente saída de Ola da marca germânica, tendo no entanto a situação sido mantida discreta por ambas as partes. Agora que o seu contrato terminou e que deu à BMW o tempo legalmente previsto, Ola Stenegard acabou com o mistério e revelou juntamente com a Indian o seu novo cargo na marca americana.

Perda de peso

É uma perda de peso para a BMW, onde estava há mais de 15 anos e onde chegou a Responsável de Design de Veículos. Todas as últimas criações saídas de Munique têm o seu dedo e desempenhou um papel preponderante, não apenas na criação da família NineT, como também na sua promoção. Nos últimos anos Ola foi uma presença assídua um pouco por todo o mundo, nos eventos relacionados com o mundo Custom, a sua grande paixão. Estive com ele diversas vezes no Wheels and Waves e também em Glemseck 101, uma personalidade calorosa e de trato fácil. Este sueco de nascimento, com um estilo inconfundível e marcadamente diferente dos seus congéneres da BMW, levou a marca a um ponto impensável há poucos anos atrás. Conseguiu revolucionar não só o alinhamento de produtos, como as vendas dos mesmos.

Regresso a casa

Para Ola, a Indian é um regresso a casa, pois foi de lá que se juntou à BMW em 2003. Na altura a Indian ainda não era propriedade do Grupo Polaris. Tem um currículo invejável no que toca ao desenvolvimento de novas linhas de produto e modelos que apelam a um vasto leque de potenciais clientes. Ola Stenegard é ansiosamente esperado na Indian para que comece a trabalhar no crescimento da marca americana. A Indian Motorcycle tem vindo a conquistar mercado de forma segura mas lenta, dispondo agora de um homem que sabe bem por onde conduzir os destinos de uma marca com assinalável sucesso.

Próximos capítulos

Os próximos tempos são de curiosidade para ver as direcções que tomam ambas as marcas nos seus novos produtos. Por um lado a BMW que deverá anunciar brevemente uma equipa quase toda renovada, com novo presidente e também novo responsável de design, que trarão as suas próprias ideias para a marca. Por outro lado, na Indian a entrada de Ola Stenegard fará certamente mudar muito os destinos da marca, numa união que se antevê de grande sucesso.