Billy Bolt venceu Extreme XL Lagares

Pódio Cody Webb Extreme XL Lagares 2018
Pódio final

A Extreme XL Lagares marcou o início do novo campeonato dedicado ao enduro denominado World Enduro Super Series. Este campeonato reune algumas das mais conhecidas provas de Hard/Extreme Enduro do Mundo. A Extreme XL Lagares foi a primeira prova da temporada.

Estiveram presentes no evento principal da prova portuguesa, no domingo, duas centenas e meia de pilotos, oriundos de 20 nacionalidades.

Jonny Walker venceu o sempre espectacular prólogo realizado no sábado no cenário ribeirinho do Porto. Depois, o britânico da KTM chegou a ter seis minutos de vantagem na liderança durante o domingo; mas a pouco e pouco Billy Bolt foi diminuindo essa vantagem e o piloto da Husqvarna conseguiu assumir o comando do evento. Bolt tinha sido o vencedor da Endurocross de abertura na sexta-feira, e garantiu também a vitória final.

Bolt completou a primeira volta ainda na segunda posição; depois atacou forte na segunda volta e conseguiu um bom ritmo, recuperando tempo e chegando à liderança, e batendo Walker.

Bolt na estreia

Billy Bolt foi assim o primeiro vencedor do WESS, e logo na sua primeira participação na prova portuguesa. «Vencer a Extreme XL Lagares é um modo fantástico de começar o World Enduro Super Series. Tendo sido a primeira vez que competi nesta prova, sinceramente não sabia bem como iria correr. É um evento tão exigente e técnico que exige muita experiência para lutar pela vitória. Por isso, terminar no degrau mais alto do pódio é um pouco mais do que esperava. No domingo eua sabia que estava numa boa posição ao sair em terceiro. Com o Jonny Walker e o Cody Webb à minha frente eu tinha alguém para perseguir.»

«Assentei e surpreendi-me ao apanhar e ultrapassar o Cody muito cedo. O Jonny estava a pilotar espectacularmente na primeira volta e não consegui aproximar-me, mas assim que começámos a segunda volta e apanhei os mais lentos, consegui ganhar terreno e a três quartos da distância eu já estava na frente e continuei a puxar até ao final. Com a Extreme XL Lagares a ser a primeira ronda do WESS, é óptimo liderar o campeonato tão cedo».

Billy Bolt Cody Webb Extreme XL Lagares 2018
Billy Bolt

Bolt gostou muito da prova portuguesa: «As especiais de sexta e sábado foram muito boas, para ser sincero,. Foi bom ter vencido a Endurocross depois de uma batalha tão renhida. O prólogo no Porto foi louco. Nunca tinha rodado em nada assim antes, e apesar de ter visto todos os videos, estes não fazem justiça à escala da corrida. Rasar espectadores a fundo em calçadas foi uma sensação incrível.»

Walker em segundo

Tal como no ano passado, Jonny Walker teve que conformar-se com o segundo lugar. «Tive uma óptima primeira volta e consegui manter uma boa vantagem a caminho da segunda volta. Havia muitos pilotos atrasados para dobrar e isso custou-me algum tempo, em benefício do Billy. A dada altura eu tinha seis minutos de vantagem e acho que os perdi todos num rio com um par de pilotos que ficaram ‘encravados’ à minha frente».

Jonny Walker Cody Webb Extreme XL Lagares 2018
Jonny Walker

Mesmo assim Walker estava satisfeito com o resultado final. «Tenho que ficar contente com este segundo lugar, é um bom início da temporada. Há muitas mais corridas e algumas serão mais difíceis do que outras, por isso é importante conseguir estes resultados onde puder. Desfrutei de cada dia aqui na Extreme Lagares, mas agora é hora de pensar em Erzberg.»

O alemão Manuel ‘Manni’ Lettenbichler, que no ano passado tinha terminado em quinto, este ano fechou o pódio. Wade Young, vencedor no ano passado, terminou em sétimo.

Manuel Lettenbichler Extreme XL Lagares
Manuel Lettenbichler

Diogo Vieira (Raposeira Bublles Racin Team, Yamaha) foi o melhor português na categoria Pro, ao terminar na 22.ª posição. Paulo Esteves (Cayote Extreme, KTM) venceu a categoria Expert. José Ferreira (Cayote Extreme, KTM) levou a vitória entre os Veteranos, enquanto que a dupla Fernando Cerqueira/César Barros (Team Xambers, KTM) venceram a classe XL. Na concorrida Hobby foi André Gomes (Motogalos/PM34, KTM) quem levou os louros.

A próxima ronda do World Enduro Super Series é o Erzbergrodeo, de 31 de Maio a 3 de Junho.

Classificação final

1. Billy Bolt (Husqvarna)
2. Jonny Walker (KTM)
3. Manuel Lettenbichler (KTM)
4. Taddy Blazusiak (KTM)
5. Graham Jarvis (Husqvarna)
6. Cody Webb (KTM)
7. Wade Young (Sherco)
8. Paul Bolton (KTM)
9. Travis Teasdale (Beta)
10. Pol Tarres (Husqvarna)

Classificação do campeonato

1. Billy Bolt (GBR), Husqvarna, 1000 pontos
2. Jonny Walker (GBR), KTM, 850
3. Manni Lettenbichler (ALE), KTM, 770
4. Taddy Blazusiak (POL), KTM, 690
5. Graham Jarvis (GBR), Husqvarna, 610
6. Cody Webb (EUA), KTM, 570
15. Diogo Vieira (POR), Yamaha, 325
22. Joel Vieira (POR), Sherco, 255
23. Nuno Pereira (POR), 250

Calendário do WESS

31 de maio a 3 de Junho – Erzbergrodeo Red Bull Hare Scramble, Áustria
8 a 10 de Junho – Trefle Lozerien AMV, França
24 a 28 de Julho – Red Bull Romaniacs, Roménia
8 a 9 de Setembro – Red Bull 111 Megawatt, Polónia
26 a 27 de Outubro – Gotland Grand National, Suécia
10 de Novembro – Red Bull Knock Out, Holanda