CNTT 2023 – Bruno Santos vence Baja Oeste de Portugal e António Maio sagra-se campeão

A competir em “casa” Bruno Santos venceu a Baja Oeste de Portugal, mas foi António Maio a sagrar-se campeão no CNTT 2023.

baja oeste

Já se esperava o desfecho que se veio a confirmar no final da Baja Oeste de Portugal no que respeita à luta pelo título de campeão do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, pois o campeão António Maio voltava a ver Martim Ventura ficar fora de prova devido a lesão.

Porém, o Major da Guarda Nacional Republicana não podia enfrentar esta sexta e penúltima ronda do calendário 2023 totalmente descontraído. Até porque na prova organizada pela Escuderia Castelo Branco no passado fim de semana marcaram presença muitos pilotos cheios de vontade de brilhar.

Um desses pilotos foi Bruno Santos. O piloto que é natural de Torres Vedras, zona onde se realizou a Baja Oeste de Portugal, e que, curiosamente, se estreou a competir nesta prova de “casa”, pilotou a sua Husqvarna FE 501 até à vitória na classificação geral das Motos.

Bruno Santos não obteve esta vitória de forma facilitada, até porque uma penalização no sábado, após o primeiro setor seletivo, retirava-o da liderança da Baja Oeste de Portugal, permitindo assim a António Maio e a sua Yamaha WR 450 ascender à liderança.

baja oesteNo derradeiro dia de competição, Bruno Santos partiu ao ataque desde o primeiro momento, e aproveitando alguns problemas do rival, acabou mesmo por recuperar da penalização e garantir a vitória nesta ronda do CNTT 2023 com uma vantagem de mais de 38 segundos sobre António Maio. Venceu também em TT3.

O piloto e militar da GNR, preferiu gerir o risco de forma a garantir mais um título. De facto, o segundo lugar na Baja Oeste de Portugal, sendo ainda o melhor entre as TT2, permitiu a António Maio conquistar antecipadamente aquele que é o seu oitavo título nacional e o quarto conseguido de forma consecutiva.

Em reação a mais um título e novo recorde de conquistas maiores do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, António Maio afirmou no final da prova no passado fim de semana que “Este é o reflexo de um esforço enorme que tenho feito durante os meus 20 anos de carreira que culminam com mais um título de campeão. É sempre importante alcançar estes marcos porque nos motivam a continuar a fazer mais e melhor. Estes títulos são a prova que estamos a fazer um bom trabalho e que temos uma equipa cimentada e com bastante experiência. Tenho patrocinadores incríveis que me têm apoiado durante muitos anos e que têm acreditado neste projeto vencedor. Tentei gerir ao máximo esta Baja Oeste e tive alguns percalços, mas o mais importante era chegar ao fim e estou satisfeito com o resultado alcançado. Quero agradecer a todos os patrocinadores, à minha equipa e à minha família. O Campeonato é para eles porque sem eles era impossível alcançar estes resultados. Agora vou-me concentrar na Baja Portalegre e finalmente o Dakar 2024 que é o meu foco desde o início desta temporada”.

O pódio da geral das Motos na Baja Oeste de Portugal ficou na posse de Fábio Magalhães em Honda CRF 450 RX.

Refira-se ainda que nas TT1, e quarto na geral, o vencedor foi Bernardo Megre.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo da competição em duas rodas. A não perder!