Concept R18 a BMW regressa ao Custom

A BMW Motorrad apresentou no Concorso D'Eleganza de Villa D'Este o protótipo R18 que dará origem à gama Heritage

The Concept R 18 is the world premiere of a BMW Motorrad custom concept featuring a new prototype flat-twin engine – the highest capacity boxer motorcycle ever produced. Simply christened ‘Concept R 18’, this pure, stripped-down, laid-bare bike give more than just a hint of what’s coming your way in the cruiser segment. Tommy Kerns (find him: Unofficial: ButterScotch LBC ) was one of the first people to have the chance to take it for a spin. His statement about his first impressions are clear as glass. We've never put more soul into a bike. Stay tuned: bmw-motorrad.com/r18

Posted by BMW Motorrad on Friday, May 24, 2019

A BMW Motorrad tem aproveitado o exclusivo e requintado evento em Villa D’Este, o Concorso D’Eleganza, para apresentar alguns dos seus protótipos mais importantes. Este ano não foi excepção e o mundo ficou a conhecer a R18! Os grandes objectivos deste exercício de estilo são apresentar o novo motor Boxer de 1800cc que vai equipar a também nova família Heritage. A BMW já tinha mostrado recentemente o Boxer de maior capacidade em duas ocasiões. A primeira foi em Dezembro passado no Yokohama Hot Rod Show, onde a “Departed”, criada pela Custom Works Zon, fez furor e trouxe para casa o prémio de melhor moto do evento. A segunda foi mais recentemente nos Estados Unidos, onde a “Revival Birdcage”, da Revival Machines deslumbrou no Handbuilt Show no Texas. Apesar de muito customizadas, estas motos fizeram uma apresentação ao mundo do “Boxer Big Bore” que agora a R18 desvenda na sua versão oficial da BMW.

A R18 é uma moto com linhas simples, fluídas e muito clássicas, incorporando com mestria muitos elementos de design tradicionais da BMW que a tornam facilmente identificável como uma ao primeiro olhar. Nas palavras de Marcus Schramm, o administrador da BMW Motorrad, “esta moto de sonho, serve para apresentarmos a nossa visão de uma oferta emocional e autêntica para o segmento cruiser”. Já para Edgar Heinrich, o responsável de design da marca, “este protótipo é a representação do âmago do motociclismo, o sentir em vez do pensar, a vontade de pegar-lhe e guiar sem parar, mas, quando a deixamos na garagem, voltamo-nos uma última vez para um olhar de breve despedida”.

Mas a R18 é bem mais que apenas um exercício de estilo, a moto está numa fase de iminente apresentação ao público na sua versão final. Ainda não se sabe se a será este ano no EICMA ou durante 2020, mas a BMW já tem prontas três versões da R18 que serão a nova família Heritage da marca de Munique. As motos já foram mostradas aos concessionários americanos e são esperados três modelos, uma versão próxima desta R18, uma Bagger e uma Touring. As motos terão estilos e componentes tecnológicos diferentes, para poderem apelar a públicos diversos. Será o regresso da BMW a este segmento de mercado, onde a R1200C produzida entre 1997 e 2004 nunca conseguiu ser um grande sucesso de vendas. Desta vez a marca germânica aumentou a parada e vai apostar forte no novo Boxer 1800cc. Aguardemos pelas novidades que deverão estar para breve enquanto admiramos a R18 nas margens do Lago de Como em Itália.