Este está a ser um Rali Dakar conforme os organizadores prometiam: duro e imprevisível. Ao fim de cinco etapas as diferenças entre os pilotos da frente da categoria motos continuam a ser muito curtas. Nesta 5ª etapa, novamente com partida e chegada em Ha’Il, o mais forte foi Adrien van Beveren (Monster Energy Honda Team).
O piloto francês sob o comando de Ruben Faria na equipa oficial da Honda, demorou 4h27m28s a completar os 373 km de especial contra o relógio, um dia que incluiu ainda outros 270 km de ligação. Adrien van Beveren aproveitou da melhor forma o bónus de 41 segundos amealhado até ao primeiro reabastecimento para bater o seu companheiro de equipa Nacho Cornejo por 13 segundos.
Quem também aproveitou para voltar a mostrar-se em melhor nível depois de problemas na sua KTM no dia anterior, foi o jovem americano Mason Klein, que fechou a 5ª etapa no último lugar do pódio.
Leia também – Rali Dakar 2023: O guia completo
Com Daniel Sanders (Red Bull GasGas Factory Team) a perder quase 27 minutos para o vencedor e para os pilotos de topo da classificação, isso significa que temos nova mudança na liderança do Rali Dakar 2023.
O americano Skyler Howes (Husqvarna Factory Racing), terminou o dia mais uma vez entre os dez primeiros (6º), e com tamanha demonstração de regularidade acaba por conseguir subir à liderança da classificação Geral das motos. Tem uma vantagem de 44 segundos sobre Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing), enquanto Mason Klein fecha o pódio da Geral com um atraso de 1m40s para o compatriota da Husqvarna.
Destaque ainda para Joan Barreda (Monster Energy JB Team), que depois da vitória no dia de ontem, e a competir com dedo do pé fraturado, sofreu uma queda, foi ajudado por alguns pilotos que se encontravam perto dele no momento – e que terão os seus tempos ajustados de acordo com o tempo de assistência a Barreda –, mas conseguiu regressar à corrida e terminar a etapa, perdendo no entanto bastante tempo para os mais rápidos.
Refira-se que mesmo depois de mais de 1700 km de especiais percorridos dos 4700 km previstos para este Rali Dakar 2023, os sete primeiros da Geral das motos continuam separados por menos de 10 minutos.
Quanto aos portugueses, e se não forem “oferecidas” mais penalizações tardias, o melhor na 5ª etapa foi Rui Gonçalves (Sherco Factory). O piloto de Vidago foi 9º no dia de hoje a 12m22s de Adrien van Beveren, e continua a tentar recuperar posições na Geral.
No momento em que escrevemos este artigo apenas Sebastian Bühler (Hero Motosports Rally Team) conseguiu também chegar ao bivouac em Ha’Il. O luso-alemão fechou a etapa em 13º, o que lhe permitirá também subir algumas posições na Geral.
Estamos ainda a aguardar os resultados de Mário Patrão (Crédito Agrícola KTM) e António Maio (Franco Sport Yamaha). Certamente que hoje vai voltar a ser um dia de perda para estes dois pilotos portugueses, mas teremos de aguardar para que cheguem ao final da etapa para podermos confirmar os resultados.
Atualização
Infelizmente para as aspirações lusas e do próprio piloto, a 5ª etapa do Rali Dakar foi de infelicidade para António Maio. O piloto da Yamaha sofreu um problema técnico na sua moto 50 metros depois do arranque da etapa de hoje. E, fruto desse problema, acabou por ser forçado a abandonar e estará em breve de regresso a Portugal.
Clique aqui para saber tudo o que aconteceu com António Maio nesta 5ª etapa do Rali Dakar
Atualização 2
Mário Patrão já chegou ao fim da 5ª etapa. De acordo com as classificações atualmente publicadas no site do Dakar, o piloto de Seia fechou o dia em 60º, enquanto na Geral das motos encontra-se em 35º.
Rali Dakar – Resultados da 5ª etapa
1 – Adrien van Beveren (Honda) 4h27m28s
2 – Jose Ignacio Cornejo (Honda) +13s
3 – Mason Klein (KTM) +5m13s
4 – Matthias Walkner (KTM) +7m30s
5 – Toby Price (KTM) +8m41s
6 – Skyler Howes (Husqvarna) +10m05s
7 – Kevin Benavides (KTM) +10m17s
8 – Lorenzo Santolino (Sherco) +11m16s
9 – Rui Gonçalves (Sherco) +12m22s
10 – Pablo Quintanilla (Honda) +12m28s
13 – Sebastian Bühler (Hero) +13m39s
60 – Mário Patrão (KTM) +1h38m48s
Rali Dakar – Classificação Geral após 5ª etapa
1 – Skyler Howes (Husqvarna) 23h21m09s
2 – Kevin Benavides (KTM) +44s
3 – Mason Klein (KTM) +1m40s
4 – Toby Price (KTM) +2m20s
5 – Adrien van Beveren (Honda) +4m22s
6 – Joan Barreda (Honda) +4m52s
7 – Pablo Quintanilla (Honda) +9m55s
8 – Daniel Sanders (GasGas) +13m18s
9 – Jose Ignacio Cornejo (Honda) +17m32s
10 – Luciano Benavides (Husqvarna) +20m31s
19 – Rui Gonçalves (Sherco) +2h06m11s
26 – Sebastian Bühler (Hero) +3h43m41s
35 – Mário Patrão (KTM) +5h21m24s
Antevisão da 6ª etapa do Rali Dakar
6ª etapa – Ha’Il / Al Duwadimi – 6 de janeiro
874 km / 465 km de especial
A caravana vai continuar a sua viagem de costa a costa naquela que será a mais longa etapa do Rali Dakar. Os velocímetros vão assinalar velocidades de três dígitos durante a primeira parte da etapa com percursos mais abertos e rápidos. Depois será a vez de uma barreira de dunas adicionar alguma emoção. No final deste dia os pilotos e motos terão acumulado mais de 2.500 km de especiais percorridos.
Dakar – Resultados do Prólogo
Dakar – Resultados da 1ª etapa
Dakar – Resultados da 2ª etapa
Dakar – Resultados da 3ª etapa
Dakar – Resultados da 4ª etapa
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto todas as incidências e resultados do Rali Dakar 2023. A não perder!