Motos eléctricas: Tacita renova T-Race Enduro

Depois de anunciar a sua cruiser T-Cruise, a empresa italiana Tacita renovou a T-Race Enduro, que é mais uma proposta no segmento das motos eléctricas.

Com as notícias da criação da Taça do Mundo de MotoE, as motos eléctricas podem conquistar novo protagonismo, até porque cada vez mais existem diferenciadas propostas para diferentes utilizações.

A Tacita, que no final do ano passado anunciou uma cruiser, a T-Cruise, anuncia agora a renovação da sua versão de enduro, a T-Race Enduro.

Com as alterações introduzidas, a Tacita reivindica o dobro da autonomia para esta versão, ou seja, cerca de 100 km ou 3 horas a rodar fora de estrada, mantendo o peso da versão anterior.

Esta melhoria foi conseguida graças ao novo motor, controlador, embraiagem e baterias (de 9 kWh).

O motor nas suas versões de 11 kW (para quem tem carta de carro) e 27 kW pesa menos 12 kg, e na versão mais potente de 34 kW pesa menos 7 kg. A marca italiana menciona uma melhoria na resposta a médias e altas rotações para um maior prazer de condução, tendo também alterado a relação da caixa de cinco velocidades (mais marcha-atrás), sendo a embraiagem hidráulica.

Dois modos de condução

A Tacita T-Race Enduro, que a marca italiana diz estar apta a enfrentar também as deslocações diárias na cidade, tem dois modos de condução, Eco e Power – o primeiro para maximizar a utilização da carga da bateria e ter maior controlo na tração, enquanto que no segundo é, segundo a Tacita, para «uma condução brilhante»… -, tendo ainda uma reserva de carga: quando a bateria chega aos 10% de carga as prestações são reduzidas para garantir que chega ao próximo posto de carregamento.

A T-Race Enduro tem carregador de 10A integrado, podendo recarregar as baterias do nível de reserva aos 80% numa tomada de 220 V em 4 horas, ou em 40 minutos num posto de carregamento rápido.

O motor e baterias são montados num quadro de cromo-molibdénio, as suspensões estão a cargo de uma forquilha Mupo  de Ø45 mm na dianteira, com 300 mm de curso, e uma mortecedor Öhlins na traseira, ajustável e que porporciona um curso de 280 mm.

As rodas são de 21 polegadas à frente e 18 atrás, e a travagem est´ºa a cargo de um disoc de 300 mm à frente e outro de 220 mm atrás, ambos com pinças Brembo.

A Tacita não revela o peso total da T-Race Enduro.

O preço previsto para a Tacita T-Race Enduro é de 14 098 €, sem impostos.