Pilotos da ZCUP fizeram história nas 3 Horas do Estoril

No Domingo dia 8 de Abril, com uma meteorologia instável que prometia para a corrida chuva, frio e vento, as equipas com as Z´s da ZCup.pt mostraram a sua fibra e marcaram presença na prova de resistência “3 Horas do Estoril” organizada pelo MCE.

Estas não passaram nada despercebidas, tendo inclusive dado “bem nas vistas” ao preencherem totalmente a Classe 3 (naked bikes), ao representarem 1/3 das equipas presentes, mas sobretudo por terem feito história ao conseguirem liderar 1/3 da prova e terem terminado 3º à geral. Das quase duas dezenas de equipas que alinharam à partida, mais de 1/3 eram equipas formadas por motos naked do troféu Zcup.pt com 5 equipas de Z900 e uma de Z800.

Tanto o IPMA como os sites habituais não deixavam dúvidas: a Qualificação iria ser entre húmido e a seco, mas as 3 horas de Corrida iriam começar sob chuva forte (~3mm), vento (rajadas de 60kmh) e muito frio (feels likeentre 2º e 8º) e terminar com o tempo a melhorar. Havia que definir uma estratégia alinhada com estas condições e foi isso que as equipas das Zs concertaram, mas com cada uma a definir as suas “nuances”. Afinal todos estavam lá para se divertirem, mas ninguém queria ficar atrás.

Qualificação com piso húmido 

Durante a hora de Qualificação onde se rodou com piso húmido, mas com tendência a secar, a equipa #69 (Frédèric Bottoglieri e Miguel Sousa – 2 motos) e 22 (Anselmo Vilardebó e Duarte Amaral – 2 motos) optaram por ir à procura do melhor tempo no final da sessão, optando as restantes equipas por cumprir o mínimo das voltas regulamentares para se qualificarem, na lógica de que numa corrida de Resistência e com partida tipo “Le Mans”, a posição na grelha é menos relevante. Foi assim sem surpresa, que o rápido Miguel Sousa fez o melhor crono das Zs com 1:59,864 colocando a sua equipa (#69 – Furious Woodstock) na frente da Classe 3 e 5º “à geral”, seguido por Duarte Amaral que com o tempo de 2:02,772 colocou a sua equipa (#22 – Z10&Z12) em 7º da geral com as restantes Zs a fecharem os últimos 4 lugares da geral ao rodarem entre 2:13,339 (#55 – RameMoto com António Moreira e Miguel Vilares) e 2:30,012 (#20 – Joaquim Boavida e Paulo Araújo).

Tendo em conta as previsões de tempo, todas as Zs excepto uma, optaram por ter a moto da partida com pneus de chuva (ContiRain) e, aquelas com 2 motos (#22, #46, #69), a deixarem a 2ª moto com pneus mistos, não fosse o tempo melhorar. Infelizmente, a aposta da equipa #53 (EXIT 126 com Luís Soares e Pedro Rocha), que tinham qualificado em penúltimo com 2:16,260 registado pelo jornalista Pedro Rocha, ao deixarem a moto preparada para seco (com slicks ContiTrack) confiantes que o tempo bom se iria manter, viu a sua aposta gorada e acabou por não alinhar à partida, desistindo prematuramente.

Partida Tipo Le Mans sempre emocionante

O arranque ao estilo Le Mans, com as motos alinhadas junto ao muro das boxes e os pilotos do outro lado da pista foi brindado com chuva forte tal como se previa. Com a bandeirada de arranque os pilotos, já meio encharcados, lá correram para as suas motos, com a equipa #55 RameMoto a subir à liderança da Classe 3 e a 6º da geral logo na primeira volta. O mote estava dado!

As condições meteorológicas eram atrozes, com rajadas de vento gelado e chuva a cair de tal forma forte que o circuito não a conseguia escoar, gerando vários “rios” com as motos a fazerem aquaplaningna recta interior, apesar dos pneus de chuva. Foi isto que esteve na origem da forte queda de Anselmo Vilardebó (#22) logo à 3ª volta, ao ver a sua moto escapar-se quando ia a fundo de 6ª velocidade! Felizmente o piloto saiu ileso e conseguiu recolher à box obrigando a uma troca prematura de pilotos enquanto recuperava o melhor possível a moto. De realçar o brio e tenacidade destes pilotos, pois Duarte Amaral já veio lesionado para a prova, mas nem um nem o outro baixaram os braços e à 23ª volta deixam de ser os últimos à geral para chegarem à 9ª posição à 55ª volta, terminando no Top10 da geral e 4º da Classe 3! Verdadeiros homens de barba rija!

Lá na frente, à 18ª volta a equipa #55 começa a fazer história ao conseguir a liderança da prova. Durante 3 voltas, da 18ª volta à 20ª, os 3 primeiros lugares da “geral” são ocupados pelas Zs! Até à volta 27, as Zs lideram a prova, pois a equipa #69 sobe ao 1º lugar na volta 21, sendo substituída pela #46 na volta 25. Fugazmente as Zs perdem a liderança da prova que voltam a recuperar com a equipa #55 na volta 31!! Ninguém queria acreditar!!

Mas a concorrência, com motos da Classe 2 – bem mais potentes e com ajudas electrónicas de última geração (as Zs não tem nenhuma ajuda electrónica) – recupera a liderança na volta 36.

Z’s ao ataque!

Entretanto, as equipas das Zs não baixam os braços e a Z da equipa #69, junta-se à #55, conseguindo posicionar duas Zs no Top 3 da 46ª volta à 51ª!! Na volta 52, com a Z da equipa #69 em 3º, a Z da equipa #55 volta à liderança! Será que as nakeds vão bater todas as Rs? A resposta vem 9 voltas depois, com os futuros vencedores da prova (#19 – T. Magalhães / F. Lourenço / J. Diogo em Aprilia RSV4 1000 RF) a assumirem a 1ª posição na volta 61. Mas a Z da #55 manteve a 2ª posição até 8 voltas do fim, conseguindo mesmo voltar à liderança na volta 67, apesar de serem ultrapassados pelos segundos classificados da Classe 2, a equipa #79 (Mário Alves/ André Verdasca em Yamaha R1). A Z da equipa #55, conseguiu assim criar a surpresa do dia e fazer história ao colocar pela primeira vez uma naked no pódio da “geral” tendo ficado na mesma volta a somente a 1’02” dos vencedores!!

Se o protagonismo foi da equipa #55, há que realçar que a Z da equipa #69 andou “lá sempre” tendo conseguido liderar a corrida “à geral” durante 6 voltas e fazendo 32 voltas atrás da #55, tendo concluído num fantástico 4º lugar da “geral” e 2º da Classe 3, apesar de uma queda de Miguel Sousa na curva VIP, felizmente sem consequências para o piloto e moto! Esta malta é mesmo brava!!

Fruto de uma estratégia de “máxima permanência em pista”, a “outra” equipa das Zs, a #46 (Paulo Vicente e António Maximiano), consegue subir de antepenúltimo à partida para 6º à geral e 3º da Classe 3! Com Maximiano a fazer um turno de 1 hora e Vicente a fazer 2 horas em pista, tendo este conseguido registar o melhor tempo em corrida das Zs (2:11,792 – na sua 55ª e penúltima volta em pista), chegaram mesmo a liderar a prova na volta 25 e, sem quaisquer percalços, conseguido manter o 5º até 5 voltas do fim! Já não são novos, mas aguentam-se bem!

As Zs terminam assim a edição de 2018 das 3Horas do Estoril numa nota alta, pois estiveram em todos os pódios a que concorriam, fizeram história com o 3º lugar à geral, conseguiram colocar 4 Zs no Top 10 (4ª, 6ª e 9ª posição), tendo “limpo” naturalmente, a Classe 3 (naked bikes) e ainda fazer 2º (#55) e 3º (#69) nos Veteranos! É obra!!

Independentemente dos resultados e das péssimas condições atmosféricas, todos saíram satisfeitos de “lá terem ido” e terem aproveitado esta prova extra campeonato para concluir a pré-época a fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo! Agora já estão todos a pensar no fim-de-semana de 21/22 de Abril onde as coisas começam “à séria” com o início do CNV Moto e da 1ª prova da ZCUP.PT, onde se espera ver mais de dez Zs a lutarem pelo pódio, integradas no Troféu ENI TLC.