Que disse Mattias Nordmark da R&D Öhlins sobre a Yamaha R1

Mattias Nordmark da R&D Öhlins fala das suspensões pressurizadas com Nitrogénio da R1, uma tecnologia de MotoGP ao alcance de todos.

Texto Alberto Pires • Fotos Yamaha

Motojornal – Que desafios é que a Ohlins enfrentou para uma suspensão que, derivando da de MotoGP, vai ter uma utilização mais abrangente?

Mattias Nordmark – Para esta moto, e para o cliente a que se destina, é claramente uma suspensão para utilização em pista. Tivemos que a optimizar para essa utilização, para rodar com slicks e para fazer voltas rápidas. Depois desenvolvê-la também para uma utilização em estrada, com pneus homologados, oferecendo conforto.

Do ponto de vista do ajuste electrónico, qual foi a maior dificuldade? Já não era uma novidade neste modelo mas nesta versão tornámo-la mais amigável para o utilizador. Muitos dos clientes não sabem como afinar a compressão e a extensão através de click’s, de maneira que criámos um interface mais intuitivo.

Relativamente à manutenção, este sistema pressurizado obriga a cuidados especiais? Para a suspensão dianteira recomendamos a manutenção a cada 15.000 kms ou dois anos, e para o amortecedor traseiro a cada 30.000 kms. É uma recomendação porque em função da utilização a performance vai descendo gradualmente. Não é um problema de rotura, apenas para manter a performance no seu nível máximo.

Esta suspensão é apenas adequada para quem tem experiência ou é uma excelente opção para quem pretende evoluir? Acho que se adapta a ambas as situações. Para quem não tem experiência, a forma rápida e intuitiva através da qual pode efectuar as alterações permite-lhe melhor perceber o funcionamento, e assim evoluir mais depressa.

Nesta suspensão, qual o maior atributo que lhe reconhece ? Acho que realmente acrescenta performance, reconhecidamente por todos é excelente mecanicamente e através do software de controlo electrónico permite atingir um patamar superior aos seus utilizadores.

Artigos Relacionados:

Contacto Yamaha R1/R1M

Entrevista Kouji Tsuya – Project Leader da Yamaha R1/R1M