Troféu Yamaha prosseguiu em Alpiarça

Alpiarça foi palco para a segunda prova do ano do Troféu Yamaha.

Troféu Yamaha Alpiarça
Salvador Sampaio, Iniciados

Depois do arranque em Pegões, o 15.º Troféu Yamaha realizou a sua segunda prova do ano em Alpiarça. Pela primeira vez uma prova deste troféu foi realizada ao sábado; o motivo foi não coincidir com o Nacional de MX no Domingo, em São Quintino. Mais uma vez estiveram presentes mais de duas centenas de participantes, com um novo recorde: a presença de 19 pilotos do sexo feminino; foram mais três do que na prova anterior, que já tinha sido um recorde.

Também fora da pista a presença foi de relevo. A organização calculou em cerca de 3000 os espectadores que estiveram no local para assistir às oito corridas das 19 classes em competição. Choveu no dia anterior, mas o sol brilhou durante o sábado, ajudando ao ambiente de festa vivido em Alpiarça.

Nos iniciados houve novo vencedor. Filipe Filipe – vencedor em Pegões – e Salvador Sampaio discutiram a liderança, alternando posições na frente da corrida. Desta vez a vitória foi para Sampaio, com Vasco Salgado e Filipe Filipe a completarem o pódio.

Destaque para Maria Malheiro, que terminou na 5.ª posição entre 30 participantes, sendo a melhor das meninas nesta categoria.

Luta animada foi também protagonizada por José Fidalgo e Afonso Froufe nas YZ85; Fidalgo levou a melhor com 0,6 s de vantagem.

Martim Rodrigues foi o grande vencedor nas Fun Bike TTR 125 e Pedro Flores nas Clássicas Enduro.

Nos Infantis Duarte Filipe voltou a ser o vencedor, e Bárbara Nunes foi a melhor das meninas.

Corridas animadas

Na corrida que juntou várias classes – WR250F, YZ450F, WR450F, Veteranos e Clássicas Cross -, venceram respectivamente: Diogo Pais, Tiago Duarte, Pedro Saúde, João Silva e Carlos Pereira.

Entre os pilotos oficiais em duas rodas venceu Luis Oliveira, enquanto que Luis Carreira levou os louros entre as YZ250F.

Na Fun Moto4 Tiago Ferreira venceu o duelo com Alexandre Baptista para permanecer invicto; nos Iniciados Moto4 houve um novo vencedor, Simão Almeida. Nos Infantis Moto4 houve um repetente, João Teotónio.

A última corrida do dia juntou quatro categorias de moto4. Entre os pilotos oficiais venceu Ricardo Sousa. O primo Rui Sousa venceu entre os veteranos. Nas 450 o triunfo foi para Tomás Paulo e nas 700 venceu Nelson Raposo.

Sempre presente nestes eventos, Filipe Almeida, Country Manager da Yamaha Motor Portugal, tinha motivos pra estar satisfeito: «Foi uma jornada muito bem passada, com a família Yamaha e estamos muito satisfeitos por isso. Os números do Troféu Yamaha falam por si, e para além de sentir que há cada vez mais presenças na competição é também curioso ver esta moldura humana a assistir. Não há números oficiais, mas estimamos que estivessem entre 2 000 a 3 000 pessoas a assistir a esta jornada, o que nos deixa muito satisfeitos para uma véspera de Domingo de Páscoa. Queremos agradecer à co-organização local e à Câmara Municipal de Alpiarça que, tal como no ano passado, nos recebeu muito bem e nos deu todas as condições para nos proporcionar este dia».

A próxima prova do 15.º Troféu Yamaha realiza-se em Évora, no dia 13 de Maio.

Vencedores em Alpiarça
Iniciados Motos Salvador Sampaio
Iniciados Moto 4 Simão Almeida
Fun Moto 4 Tiago Ferreira *
YZ 85 José Fidalgo
Fun Bike TTR 125 Martim Rodrigues
Clássicas Enduro Pedro Flores
Clássicas Cross Carlos Pereira *
Infantis Moto 4 João Teotónio *
Infantis Motos Duarte Filipe *
700 Moto 4 Nelson Raposo
Veteranos Moto 4 Rui Sousa *
YZ250F João Duarte
WR250F Diogo Pais *
Pilotos Oficiais Motos Luís Oliveira
450 Moto 4 Tomás Paulo *
Pilotos Oficiais Moto 4 Ricardo Sousa
YZ450F Tiago Duarte *
WR450F Pedro Saúde
Veteranos Motos João Silva *
* Pilotos que já tinham vencido em Pegões