O Italiano Marco Melandri, em Ducati, confirmou a boa prestação dos testes de pré-temporada, e venceu as duas corridas realizadas em Phillip Island, na Austrália, neste último fim-de-semana.
O arranque do Mundial de Superbikes deu-se neste último fim-de-semana, com a realização das provas no traçado de Phillip Island, na Austrália. Marco Melandri foi o piloto a bater na primeira corrida realizada, mesmo tendo saído da terceira posição da grelha de partida. Na pole position, o britânico da equipa Kawasaki T. Skyes na ZX-10RR, foi perdendo a sua vantagem face ao resto do pelotão, tendo Melandri assumindo o comando quando faltavam cinco voltas para o fecho da corrida. No final desta prova, o vencedor revelava que “foi uma corrida fantástica. O Skyes teve uma partida muito forte e não foi fácil segui-lo com o Rea atrás de mim. À medida que a corrida se foi passando consegui reduzir a distancia. Quando estive na liderança, também não foi tudo fácil, isto porque o vento era muito forte.” Na segunda posição desta corrida ficou T. Skyes, com C. Davies a fechar o pódio, num bom resultado para a casa de Bolonha.
Na segunda corrida, as coisas já foram diferentes, apesar de nova vitória de Marco Melandri. Quem dominou grande parte da prova foi o seu companheiro de equipa Davies, até este sofrer uma queda, numa altura em que estavam cumpridas 9 das 12 voltas da corrida. A corrida foi marcada pela imposição do Director de Prova em se efectuar mudança de pneus por questões de segurança, o que obrigou os pilotos a entrarem nas boxes. Após a entrada, Davies e Melandri encontravam-se nas duas primeiras posições, até que Davies caiu e abandonou. No final, J. Rea e e espanhol X. Fores subiram ao pódio, juntamente com Melandri.
A próxima prova do Mundial de Superbikes irá ser disputada no traçado de Buriram, na Tailândia, no fim-de-semana de 13 e 15 de Março.