MotoGP 2022 – O guia completo

Neste guia completo de MotoGP 2022 fica a conhecer o calendário, as equipas e pilotos, mas também as novidades técnicas introduzidas no Mundial de Velocidade.

MotoGP 2022

A nova temporada da categoria rainha promete ser mais excitante do que nunca! Todos os seis fabricantes apresentam muitas novidades técnicas para enfrentar uma temporada longa com 21 Grandes Prémios e com passagem por Portugal. Para que não perca nada do MotoGP 2022 preparámos um guia completo que o ajudará ao longo do ano a seguir com maior detalhe cada corrida de MotoGP.

Neste guia completo de MotoGP 2022 disponibilizamos o calendário e detalhes dos 21 circuitos que fazem parte da lista de Grandes Prémios confirmados pela Dorna e Federação Internacional de Motociclismo. Temos ainda a lista de pilotos e respetivas equipas, já com as novas decorações para que o caro leitor consiga identificar mais facilmente o seu piloto favorito.

Mas também lhe disponibilizamos informação sobre o lado mais técnico do Mundial de Velocidade. Desde novidades ao nível dos pneus Michelin, passando pelos sistemas de travagem Brembo ou segurança dos pilotos, a categoria rainha conta com inúmeras novidades que merecem a sua atenção.

Leia também – MotoGP 2022: Porque é que as motos utilizam escapes descentrados na traseira?

Calendário de MotoGP 2022

MotoGP 2022Em 2022 será o ano em que o Mundial de Velocidade ultrapassa pela primeira vez as duas dezenas de corridas. Mais propriamente, em MotoGP 2022 teremos um total de 21 Grandes Prémios, dois deles em circuitos totalmente novos: KymiRing na Finlândia e Mandalika na Indonésia. Veja aqui os detalhes de cada GP.

1 – Grande Prémio do Qatar – 4 a 6 de março

LosailLocal: Circuito de Losail, com 5,4 km de extensão

Reta mais longa: 1068 metros

Recorde absoluto: Francesco Bagnaia / 1m52.772s / 2021

2 – Grande Prémio da Indonésia – 18 a 20 de março

MandalikaLocal: Circuito de Mandalika, com 4,3 km de extensão

Reta mais longa: 507 metros

Recorde absoluto: não disponível ainda

3 – Grande Prémio da Argentina – 1 a 3 de abril

Termas de Rio HondoLocal: Termas de Rio Hondo, com 4,8 km de extensão

Reta mais longa: 1076 metros

Recorde absoluto: Marc Márquez / 1m37.683s / 2014

4 – Grande Prémio das Américas – 8 a 10 de abril

Circuito das AméricasLocal: Circuito das Américas, com 5,5 km de extensão

Reta mais longa: 1200 metros

Recorde absoluto: Marc Márquez / 2m02.135s / 2015

5 – Grande Prémio de Portugal – 22 a 24 de abril

Autódromo Internacional do AlgarveLocal: Autódromo Internacional do Algarve, com 4,6 km de extensão

Reta mais longa: 970 metros

Recorde absoluto: Fabio Quartararo / 1m38.862s / 2021

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6 – Grande Prémio de Espanha – 29 abril a 1 de maio

Circuito de Jerez Ángel NietoLocal: Circuito de Jerez Ángel Nieto, com 4,4 km de extensão

Reta mais longa: 607 metros

Recorde absoluto: Maverick Viñales / 1m36.584s / 2020

7 – Grande Prémio de França – 13 a 15 de maio

Circuito de Le Mans BugattiLocal: Circuito de Le Mans Bugatti, com 4,2 km de extensão

Reta mais longa: 674 metros

Recorde absoluto: Johann Zarco / 1m31.185s / 2018

8 – Grande Prémio de Itália – 27 a 29 de maio

Circuito de MugelloLocal: Circuito de Mugello, com 5,2 km de extensão

Reta mais longa: 1141 metros

Recorde absoluto: Fabio Quartararo / 1m45.187s / 2021

9 – Grande Prémio da Catalunha – 3 a 5 de junho

Circuito de Barcelona-CatalunhaLocal: Circuito de Barcelona-Catalunha, com 4,7 km de extensão

Reta mais longa: 1047 metros

Recorde absoluto: Fabio Quartararo / 1m38.853s / 2021

10 – Grande Prémio da Alemanha – 17 a 19 de junho

SachsenringLocal: Circuito de Sachsenring, com 3,7 km de extensão

Reta mais longa: 700 metros

Recorde absoluto: Marc Márquez / 1m20.195s / 2019

11 – Grande Prémio dos Países Baixos – 24 a 26 de junho

Assen TTLocal: Circuito de Assen TT, com 4,5 km de extensão

Reta mais longa: 487 metros

Recorde absoluto: Maverick Viñales / 1m31.814s / 2021

12 – Grande Prémio da Finlândia – 8 a 10 de julho

KymiRingLocal: Circuito KymiRing, com 4,5 km de extensão

Reta mais longa: 1100 metros

Recorde absoluto: não disponível ainda

13 – Grande Prémio da Grã-Bretanha – 5 a 7 de agosto

SilverstoneLocal: Circuito de Silverstone, com 5,9 km de extensão

Reta mais longa: 770 metros

Recorde absoluto: Marc Márquez / 1m58.168s / 2019

14 – Grande Prémio da Áustria – 19 a 21 de agosto

Red Bull RingLocal: Red Bull Ring, com 4,3 km de extensão

Reta mais longa: 626 metros

Recorde absoluto: Jorge Martin / 1m22.643s / 2021

15 – Grande Prémio de São Marino – 2 a 4 de setembro

Misano World Circuit Marco SimoncelliLocal: Misano World Circuit Marco Simoncelli, com 4,2 km de extensão

Reta mais longa: 530 metros

Recorde absoluto: Francesco Bagnaia / 1m31.065s / 2021

16 – Grande Prémio de Aragão – 16 a 18 de setembro

Motorland AragónLocal: Circuito de Motorland Aragón, com 5,1 km de extensão

Reta mais longa: 968 metros

Recorde absoluto: Francesco Bagnaia / 1m46.322s / 2021

17 – Grande Prémio do Japão – 23 a 25 de setembro

Circuito de MotegiLocal: Circuito de Motegi, com 4,8 km de extensão

Reta mais longa: 762 metros

Recorde absoluto: Jorge Lorenzo / 1m43.790s / 2015

18 – Grande Prémio da Tailândia – 31 de setembro a 2 de outubro

Local: Circuito de Chang, com 4,5 km de extensão

Reta mais longa: 1000 metros

19 – Grande Prémio da Austrália – 14 a 16 de outubro

Circuito de Phillip IslandLocal: Circuito de Phillip Island, com 4,4 km de extensão

Reta mais longa: 900 metros

Recorde absoluto: Jorge Lorenzo / 1m27.899s / 2013

20 – Grande Prémio da Malásia – 21 a 23 de outubro

SepangLocal: Circuito de Sepang, com 5,5 km de extensão

Reta mais longa: 920 metros

Recorde absoluto: Fabio Quartararo / 1m58.303s / 2019

21 – Grande Prémio da Comunidade Valenciana – 4 a 6 de novembro

Ricardo TormoLocal: Circuito Ricardo Tormo, com 4 km de extensão

Reta mais longa: 876 metros

Recorde absoluto: Jorge Lorenzo / 1m29.401s / 2016

Pilotos e equipas de MotoGP 2022

MotoGP 2022Nesta temporada assistimos ao aumento do plantel da categoria rainha para um total de 24 motos em pista. Isto acontece devido à separação da Aprilia Racing da estrutura da Gresini Racing. Desta forma a casa de Noale passa a ter uma equipa 100% de fábrica. Já a Gresini Racing muda-se para motos da Ducati, fabricante que com 8 motos torna-se no mais representado em MotoGP 2022.

De destacar que este ano apenas a Aprilia Racing tem concessões. Ou seja, e de acordo com os regulamentos, a equipa de Aleix Espargaró e Maverick Viñales continua a usufruir de uma série de concessões (ou benefícios) que lhe dão maior liberdade para desenvolver a Aprilia RS-GP. A ideia por detrás da criação das “concessões” em MotoGP foi de permitir uma maior aproximação competitiva entre os seis fabricantes que competem na categoria rainha.

Quanto a pilotos, e com destaque para o português Miguel Oliveira que se mantém como o “ponta de lança” da Red Bull KTM Factory por mais um ano, esta temporada de 2022 marca a estreia de nada menos do que cinco pilotos ao mais alto nível: Fabio di Giannantonio, Raul Fernandez, Remy Gardner, Marco Bezzecchi e ainda Darryn Binder. Todos, à exceção de Binder que “salta” diretamente das Moto3 para MotoGP, sobem da categoria Moto2.

Aprilia Racing

Pilotos: Aleix Espargaró / Maverick Viñales

Moto: Aprilia RS-GP

Veja aqui a apresentação

Ducati Lenovo Team

Pilotos: Francesco Bagnaia / Jack Miller

Moto: Ducati Desmosedici GP21

Veja aqui a apresentação

Gresini Racing

Pilotos: Enea Bastianini / Fabio di Giannantonio

Moto: Ducati Desmosedici GP21

Veja aqui a apresentação

LCR Honda Castrol

Piloto: Alex Márquez

Moto: Honda RC213V

Veja aqui a apresentação

LCR Honda Idemitsu

Piloto: Takaaki Nakagami

Moto: Honda RC213V

Veja aqui a apresentação

Mooney VR46 Racing

Pilotos: Luca Marini / Marco Bezzecchi

Moto: Ducati Desmosedici GP

Veja aqui a apresentação

Monster Energy Yamaha

Pilotos: Fabio Quartararo / Franco Morbidelli

Moto: Yamaha YZR-M1

Veja aqui a apresentação

Pramac Ducati

Pilotos: Johann Zarco / Jorge Martin

Moto: Ducati Desmosedici GP22

Red Bull KTM Factory

Pilotos: Miguel Oliveira / Brad Binder

Moto: KTM RC16

Veja aqui a apresentação

Repsol Honda

Pilotos: Marc Márquez / Pol Espargaró

Moto: Honda RC213V

Veja aqui a apresentação

Suzuki Ecstar

Pilotos: Joan Mir / Alex Rins

Moto: Suzuki GSX-RR

Veja aqui a apresentação

Tech3 KTM Factory

Pilotos: Remy Gardner / Raul Fernandez

Moto: KTM RC16

WithU Yamaha RNF

Pilotos: Andrea Dovizioso / Darryn Binder

Moto: Yamaha YZR-M1

Veja aqui a apresentação

As novidades técnicas e de regulamentos em MotoGP 2022

Apesar do MotoGP ser um dos desportos mais excitantes do mundo e dos mais populares, a verdade é que existe sempre espaço para afinar os detalhes que podem não estar de acordo com o nível desta competição. Para 2022, a Comissão de Grandes Prémios anuncia diversas alterações e novidades técnicas e de regulamentos do Mundial de Velocidade.

A primeira novidade está relacionada com a qualificação, ou melhor, o tempo mínimo que um piloto tem de conseguir para se qualificar para participar na corrida. Anteriormente os pilotos necessitavam de registar um tempo igual ou inferior a 107% do tempo mais rápido. A partir de agora esse limiar baixa para os 105%. Isto será válido para as três categorias.

Nas categorias Moto3 e Moto2 a sessão de “warm up” no dia de corrida terá apenas 10 minutos de duração. No caso das MotoGP, a sessão “warm up” mantém os 20 minutos de duração.

MotoGP 2022A nível de regulamentos na categoria rainha, as equipas que participam em MotoGP podem passar a utilizar o motor inspecionado pela Federação Internacional de Motociclismo assim que esse procedimento termina.

Anteriormente tinham de aguardar 45 dias para poderem voltar a usar o motor. Caso a equipa decida colocar esse motor novamente em uso de forma imediata, e seja detetada uma infração técnica, as penalizações são aplicadas a todos os Grandes Prémios em que seja utilizado.

Também em MotoGP, a partir da temporada 2022 os fabricantes passam a ter de disponibilizar para homologação um modelo CAD 3D completo ou a peça final a usar. Até agora apenas era necessário apresentar uma série de esquemas técnicos para completar esta homologação do pacote aerodinâmico de cada fabricante.

Ao longo da temporada, os fabricantes podem apresentar uma única evolução do pacote aerodinâmico.

Leia também – MotoGP 2022: Novas regras para situações de bandeira vermelha

Juiz de Factos

A Comissão de Grandes Prémios decidiu introduzir uma nova figura no painel de pessoas que são responsáveis por garantir que os regulamentos e as ações em pista são legais. A partir de 2022, todas as sessões de um Grande Prémio serão analisadas por um denominado “Juiz de Factos”.

Este juiz terá como missão avaliar tudo o que acontece em pista: falsas partidas, pilotos a atrapalhar outros pilotos ou a praticarem ações comprometedoras em pista, limites de pista que são ultrapassados e levam à anulação de uma volta rápida ou penalização em posições no final de uma corrida. Estes são alguns dos exemplos do que será analisado pelo novo Juiz de Factos de MotoGP.

Uma nota importante a ter em conta neste particular, é que as decisões que são tomadas por este Juiz de Factos não são passíveis de reclamação por parte de equipas ou pilotos. Quando tomar uma decisão, essa decisão será definitiva.

Mais opções de travagem em MotoGP 2022

MotoGP 2022Continuando na categoria rainha, a Brembo anuncia novidades em termos de sistemas de travagem disponíveis em 2022.

Este ano entram em cena discos de carbono de 355 mm de diâmetro. Os pilotos poderão continuar a utilizar os discos de carbono de 320 e 340 mm. Porém, nos circuitos mais exigentes em termos de travagem, a Brembo apenas disponibilizará as versões de 340 e 355 mm, desde que a corrida seja declarada “seca”.

Por outro lado, a Brembo passa a disponibilizar dois pacotes de travagem para cada equipa por temporada. Na primeira opção a marca italiana entrega 3 pinças dianteiras (direita + esquerda), 3 bombas radiais, 10 discos de carbono e 28 pastilhas de travão. Em estreia este ano temos a segunda opção. Neste caso a Brembo entrega à equipa 2 pinças dianteiras (direita + esquerda), 3 bombas radiais, 10 discos de carbono e 32 pastilhas de travão.

O valor máximo que pode ser cobrado pela Brembo por cada pacote destes é de 80.000 euros. Até agora esse valor era de 70.000 euros.

E já que estamos a falar de travagem, referir ainda que na categoria Moto2 passam a ser autorizados guarda-lamas dianteiros com condutas de refrigeração específicas para as pinças de travão. Componentes até agora exclusivos da categoria MotoGP.

Menos pneus Michelin disponíveis em cada GP

MotoGP 2022Na questão sempre importante dos pneus que os pilotos têm à disposição em cada Grande Prémio, a Dorna e a Michelin têm novidades.

A partir de 2022, cada piloto terá menos dois pneus traseiros para utilizar. A partir de 2023 será removido mais um pneu, mas neste caso poderá ser dianteiro ou traseiro. O objetivo desta redução na quantidade de pneus disponíveis é permitir que a Michelin não seja obrigada a transportar pneus para cada circuito que depois não são utilizados.

Mantendo o tema ecológico e seguindo já a estratégia usada nos pneus da Taça do Mundo FIM MotoE, também os compostos dos pneus usados em MotoGP pela Michelin apresentam agora uma maior percentagem de materiais reciclados de forma a reduzir a pegada ecológica. A ideia será incluir gradualmente mais materiais reciclados na produção dos pneus Michelin.

De acordo com Piero Taramasso, responsável da Michelin para o MotoGP, a redução do número de pneus por cada GP não será problema, pois habitualmente os pilotos não usam todos os pneus que a marca francesa transporta. Por outro lado, Taramasso garante que a introdução de materiais reciclados nos compostos dos pneus não significará a redução da performance. A Michelin acredita mesmo que será possível melhorar a performance.

Segurança dos pilotos

Para este ano a Comissão de Grandes Prémios revela mais novidades, neste caso relacionadas com a segurança dos pilotos que competem nas várias categorias do Mundial de Velocidade, e que se seguem à redução para um máximo de 30 motos em pista na categoria Moto3.

A idade mínima para que um piloto possa participar nas categorias Moto3 e Moto2 será de 16 anos. Em MotoGP apenas podem competir pilotos maiores de idade. Existem, no entanto, exceções. O vencedor do Mundial Moto3 Junior ou da Red Bull Rookies Cup poderá competir no Mundial Moto3 sem ter a idade mínima. Terá de ter 15 anos em 2022, 16 anos em 2023, ou 17 anos em 2024.

Os regulamentos médicos do Mundial de Velocidade sofrem também uma importante evolução para garantir a segurança de todos os pilotos. De forma a evitar problemas que aconteceram recentemente, a Comissão de Grandes Prémios decidiu obrigar os pilotos que sofrem uma lesão a terem de ser submetidos a novos e mais rigorosos testes físicos.

Estes novos testes serão especialmente dedicados a pilotos que sofram traumatismos cranianos, lesões abdominais e torácicas, lesões musco esqueléticas (fraturas que necessitem de cirurgia ou fraturas compostas).

Para além disso, quando um piloto sofrer uma queda e tenha de passar pelo Centro Médico do circuito, o seu capacete deverá ser entregue nesse local de forma a que os técnicos do Centro Médico possam avaliar possíveis impactos e lesões. No caso do piloto sofrer perda de conhecimento ou outra lesão na cabeça, o capacete será enviado para o laboratório da FIM na Universidade de Saragoça, onde será analisado por especialistas.

O fabricante do capacete poderá assistir aos testes em laboratório e aceitar ou recusar os resultados dos mesmos. Depois de testado, o capacete poderá ser devolvido ao piloto ou ao fabricante do capacete.

Agora que tem a informação de MotoGP 2022 neste guia completo, fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as notícias relacionadas com o Mundial de Velocidade.